As ordens de serviço da segurança e saúde do trabalho são diferentes das ordens de serviço tradicionais utilizadas para documentar atividades realizadas para formalizar processos de prestação de serviço entre as empresas e seus clientes.

Toda empresa deve instruir seus funcionários sobre os riscos de suas funções e as medidas preventivas para conter esses riscos através da ordem de serviço NR 01. O NÃO cumprimento pode gerar multas e complicações trabalhistas.

Enquanto uma ordem de serviço tradicional serve como um histórico de informações que indicam o local e o tipo de serviço realizado, uma ordem de serviço de SST é elaborada visando atender os requisitos da NR 01 em comunicar os trabalhadores sobre riscos ocupacionais que estão expostos e orientar sobre as proibições, obrigações, recomendações e medidas preventivas (EPCs/EPIs), visando evitar a ocorrência de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais nas atividades mencionadas ou realizadas pela função na Ordem de Serviço.

Como a Ordem de Serviço de SST é uma comunicação obrigatória referente a Segurança e Saúde do Trabalho, conforme o Art. 157, alínea II, LEI Nº 6.514. DE 22 DE DEZEMBRO DE 1977, logo é importante o empregador se resguardar possuindo o comprovante de entrega da Ordem de Serviço aos colaboradores.

Para que serve a Ordem de Serviço NR 1?

O objetivo da ordem de serviço NR 01 é diminuir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais através da divulgação de informações, para que ele conheça os riscos de sua função e entenda o que é preciso fazer para evitá-los. Veja outros objetivos da ordem de serviço NR 01: 

  • Elucidação das obrigações e proibições direcionadas ao trabalhador;
  • Indicação dos procedimentos adotados em casos de acidente do trabalho e doenças ocupacionais; 
  • Definição de medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e as condições inseguras de trabalho.

O que deve constar na Ordem de Serviço?

Além de ser importante para reduzir o número de acidentes de trabalho, a Ordem de Serviço NR 01 é fundamental para que as empresas fiquem dentro da lei.

Veja abaixo, alguns itens importantes para constar na Ordem de Serviço de SST:
– Dados do Funcionário;
– Função;
– Descrição das Atividades;
– Riscos Ocupacionais;
– Medidas de Proteção Obrigatórias;
– Obrigações e Proibições;
– Procedimentos em caso de Acidentes do Trabalho;
– Termo de Responsabilidade;
– Assinaturas.

Conclusão

Muitos profissionais da área de segurança do trabalho perdem muito tempo elaborando ordens de serviço de SST através de modelos de word e excel. Deixe as planilhas de lado!

Você quer emitir uma ordem de serviço dentro dos padrões normativos de forma rápida, automatizada e integrada ao PGR?

Conheça o Software da ESST! O Melhor Software de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho do Brasil.

Clique aqui e agende uma demonstração gratuita!