A segurança dos trabalhadores é uma prioridade em qualquer ambiente de trabalho. Para garantir a proteção dos trabalhadores, a entrega adequada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) precisa ser documentada. Dessa forma, a utilização da biometria na entrega de EPIs é uma solução inovadora que oferece uma série de benefícios.
Um grande desafio é controlar e documentar a entrega de EPIs aos funcionários, sendo comum extravio de fichas de entrega e consequentemente, ter processos trabalhistas.
Mas, como a entrega de EPI por biometria de fato funciona? Existe embasamento legal para uso?
Por que adotar a biometria na entrega de EPIs?
Por ser de grande importância, a ficha de entrega de EPI pode gerar altas multas por não registro, dificultando a comprovação que houve entrega e assinatura.
Na percepção de que cada ser é único, com comportamentos e aspectos físicos distintos na impressão digital, esse método captura a digital e extrai pontos típicos, para futura identificação.
Essa tecnologia tem grande aceitação e alguns processos de SST já usam essa tecnologia para identificação, para não terem futuros problemas jurídicos.
Inclusive, há previsão na NR-6 sobre sistemas eletrônicos para registrar a entrega de EPI e tem-se usado o mesmo para dar segurança para todos.
O uso do leitor biométrico para registrar entrega de EPI aos colaboradores dispõe de ganhos com economia em impressão e rapidez na recuperação, evitando multas por extravio e melhora no fluxo de entrega.
Vantagens em utilizar biometria na entrega de EPIs
São muitas as vantagens em utilizar biometria na entrega de EPI! Veja algumas a seguir:
Precisão na identificação do usuário
Uma das maiores vantagens da utilização da biometria na entrega de EPIs é a precisão na identificação do trabalhador. Ao utilizar características únicas, como, por exemplo, impressões digitais, a biometria elimina a possibilidade de erro humano.
Redução de fraudes
A biometria é altamente segura e difícil de ser fraudada. Em outras palavras, os trabalhadores não podem emprestar ou falsificar a entrega de EPIs.
Agilidade no processo de entrega
Com a biometria, o processo de entrega de EPIs se torna mais rápido e eficiente.
Os funcionários não precisam preencher formulários ou assinar documentos físicos para comprovar a retirada dos equipamentos.
Aumento da consciência sobre a segurança
Ao implementar a biometria na entrega de EPIs, as empresas enviam uma mensagem aos colaboradores sobre a importância da segurança no local de trabalho.
Dê um basta nos papéis com a ESST!
Implante o uso da biometria na entrega de EPIs da sua empresa, podendo entregar muitos EPIs no mesmo momento. Realize uma gestão de verdade, evitando multas por extravios de documentos ou processos judiciais.
Precisa de um Sistema de Gestão que resolva o seu processo de Entrega de EPI? Saiba mais aqui!