A saúde e integridade dos funcionários é uma preocupação que todas as empresas precisam ter. Por isso, o Gerenciamento de Risco Ocupacional (GRO), exigido por lei, precisa ser elaborado para garantir um ambiente de trabalho seguro.
Sua implementação na empresa é necessária e é uma exigência da legislação. Mas sua elaboração não pode ser feita da noite para o dia!
O que é GRO?
Em todos os segmentos de trabalho e em qualquer ambiente ocupacional, nós precisamos conhecer os riscos existentes, tanto no ambiente quanto na própria atividade.Essa é a razão da existência do GRO.
GRO, sigla para Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, é uma das atividades de gestão para reduzir riscos à saúde e segurança dos trabalhadores. As medidas vão da identificação, avaliação e prevenção, combatendo possíveis riscos existentes.
Assim, tem por objetivo identificar todos os riscos existentes e quais são as medidas para corrigi-los.
A implantação do GRO se dá inicialmente por meio da elaboração de um documento produzido com o propósito de identificar os perigos e riscos existentes no ambiente de trabalho. O objetivo é definir as ações necessárias para eliminação das condições de risco encontradas.
Com uma efetiva implementação do GRO, os impactos que podem ser citados são:
- Conhecimento dos riscos existentes e das medidas pertinentes;
- Redução dos índices de acidentes do trabalho;
- Redução da frequência com que ocorrem acidentes;
- Redução de gastos, como no caso da CAT.
Qual a diferença entre PGR e GRO?
Embora, o subitem 1.5.3.1.1 da NR-01 estabeleça que o PGR deve ser constituído pelo GRO, você sabe qual a diferença entre o GRO e PGR?
A diferença básica está na abrangência. Enquanto o GRO é o grande modelo de gestão, o PGR é uma das ferramentas que colocam em prática as ações e processos determinados pela norma.
Além do PGR, o GRO possui outras duas ferramentas: a Análise de Acidentes de Trabalho (AAT) e o Plano de Ação de Emergência (PAE). Desse modo, ele trata de todo escopo da gestão de riscos ocupacionais.
Quem deve elaborar?
A elaboração do PGR e do GRO é de responsabilidade do setor de segurança do trabalho.
Caso a empresa não tenha essa equipe especializada, pode contratar uma empresa especializada!
Quais as etapas de sua elaboração?
Veja as principais etapas para a implementação do gerenciamento de riscos ocupacionais:
- Levantamento dos diagnósticos de realidade de segurança do trabalho da empresa;
- Definição de uma política de saúde e segurança do trabalho;
- Planejamento de riscos existentes, identificando as previsões da legislação aplicáveis, definidos os objetivos e elaborado o plano de ação;
- Implementação.
Conte com a ESST para ajudar na elaboração do GRO!
Você sabia que na ESST, pode ajudar na gestão de Segurança e Saúde do Trabalho?
Temos utilidades incríveis que vão te ajudar! Entre em contato e saiba mais!