Para controlar todas as ações de Saúde e Segurança do Trabalho promovidas pela empresa, é necessário manter a organização. É necessário gerenciar muitos documentos e dados, sendo assim, é muito importante ter um controle e um armazenamento adequado.
Pensando em todas as questões pertinentes à legislação trabalhista, a ESST desenvolveu um Software de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho criado para tornar eficaz esse processo de fiscalização interna.
Quais cuidados são necessários com relação à Segurança do Trabalho?
A segurança do trabalho é uma forma de proteger todos os funcionários em seus ambientes de trabalho. Ou seja, garantir que não sofrerão riscos à saúde e à vida.
Nesse sentido, sabia que um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho traz essa preocupação em seu propósito? Ele possibilita um acompanhamento do cumprimento dos protocolos de segurança.
Veja como aliar o sistema à rotina:
- Formação de uma base de dados sólida de como tem sido aplicadas as NRs;
- Organização e mapeamento dos dados;
- Fiscalização dos processos e cumprimentos de normas;
- Simplificação de auditorias internas.
Como que as empresas são fiscalizadas pelos órgãos públicos?
O responsável pela fiscalização era o Ministério do Trabalho. Entretanto, a exclusão desse ministério fez com que ele tivesse as suas partes divididas entre o Ministério da Economia e da Infraestrutura.
Sendo assim, essa fiscalização pode ocorrer com o envio de um agente que vai analisar documentações. Caso algo esteja fora das normas, a empresa tem o prazo de até 60 dias para se regularizar.
As empresas que não estiverem em conformidade podem receber sanções severas. Dependendo da gravidade, pode ocorrer até a suspensão das atividades!
Principais atribuições do sistema
Como a legislação exige que os empregadores mantenham um controle constante sobre as informações de Saúde e Segurança do Trabalho, é preciso encontrar um software que facilite esse gerenciamento.
Um bom software de SST cria um banco de dados confiável e que pode ser consultado para a tomada de decisões estratégicas. Veja como a ESST pode te ajudar:
- Software de gestão completamente online;
- Possibilidade de integração com outros sistemas de gestão, como ERP, por exemplo;
- Mecanismo de controle de normas da segurança do trabalho;
- Acompanhamento de treinamentos e materiais de apoio.
Quais as obrigações das empresas?
Na hora de gerir os protocolos de segurança com o sistema da ESST, é importante saber o que deve ser feito. Sendo assim, veja aquilo que um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho deve ajudar a empresa a cumprir:
- Organizar programas preventivos para evitar acidentes ou qualquer incidente;
- Orientar os funcionários sobre como devem se portar mediante a cada NR;
- Elaborar planos para prevenções a riscos ambientais;
- Estar em dia com documentos;
- Prezar pelo cumprimento de cada NR prevista pela legislação.
ESST, ajuda a minha empresa!
A ESST, além de garantir a segurança dos trabalhadores, garante a segurança dos seus dados!
Para fazer o gerenciamento dos dados de Saúde e Segurança do Trabalho da sua empresa, a ESST é um sistema de referência no mercado.
Que tal adquirir o seu Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho? Saiba já como adquirir o software da ESST, clicando aqui.